Dia da Saúde Ocular

Dia da Saúde Ocular

Hoje é o dia Mundial da Saúde Ocular e a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Agência Internacional para Prevenção da Cegueira (IAPB) buscam gerar consciência social sobre a importância da prevenção e tratamentos que podem ser aplicados para evitar a perda parcial ou absoluta da visão.

O que a saúde bucal pode estar ligada a saúde ocular? Interessantes estudos relatam que, em grupos compostos por homens, a perda de dentes – com ou sem doença periodontal – foi associada a um risco significativamente aumentado de glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA).

Em comparação com os homens que não relataram nenhuma perda dentária, os homens que relataram perder um ou mais dentes recentemente (nos últimos 2 anos) tiveram 45% maior risco de GPAA (95% CI, 1,06-1,97) e os homens que relataram ter doença periodontal e tinha perdido um ou mais dentes nos últimos 2 anos tinha um risco aumentado de 85% de GPAA.

Vá ao dentista periodicamente e tenha uma rotina de cuidados, escovando os dentes, no mínimo, duas vezes por dia com um creme dental fluoretado e uso de fio dental para prevenir a cárie, gengivite e doença periodontal.

PROMOSAÚDE
RT Dra. Cláudia Tavares
CRO RJ 18.479
EPAO 4662

Agendamentos:
(21) 2259-5148 / 97990-2727