Criança vegetariana X Saúde bucal

Criança vegetariana X Saúde bucal

Várias famílias estão aderindo a uma dieta mais sustentável, optando por oferecer um estilo de vida mais saudável para os seus filhos. Mas será que esse tipo de dieta prejudica a saúde bucal? Essa é uma dúvida de muitos pais que se preocupam com a saúde dos seus filhos, afinal é uma mudança drástica a retirada da proteína da dieta.

A opção pelo estilo vegetariano não necessariamente vai prejudicar a saúde bucal, mas uma dieta equilibrada, onde são presentes todos os nutrientes, é importante para uma boa saúde do organismo.

Por exemplo, a deficiência de vitamina B12, presente em peixes, pode propiciar quadros de estomatite aftosa recorrente (aftas); A deficiência de ferro pode fazer falta para o metabolismo ósseo e afetar a formação dos maxilares. Por outro lado, o vegetariano come muitas frutas e vegetais fibrosos, como a maçã e a pera, que auxiliam na limpeza bucal, combatendo o acúmulo de placa bacteriana.

O importante é que a criança seja orientada pelo seu pediatra e um nutricionista para que a dieta seja completa e estar em dia com as visitas ao dentista que acompanhará o desenvolvimento oral.

PROMOSÚDE
RT Dra. Cláudia Tavares
CRO RJ 18.479 EPAO 4662
Agendamentos:
(21) 2259-5148 / 97990-2727