8 infecções bucais comuns

8 infecções bucais comuns

A falta de cuidado e higiene deixam a boca mais vulnerável às bactérias, causando a cárie, doença periodontal e outras infecções bucais.

Algumas doenças orais mais comuns:

1. Cárie: é o resultado da corrosão bacteriana das estruturas dentárias.

2. Gengivite: é o estágio inicial da doença periodontal. As bactérias produzem toxinas nos sulcos gengivais deixando a gengiva inflamada, com sangramento e com edema (inchada).

3. Doença periodontal: quando não há o controle da gengivite, ocorre um avanço da doença, se espalhando e afetando o osso e os tecidos de suporte, resultando em inflamação e perda óssea.

4. Afta: são úlceras rasas que se formam na gengiva e outros tecidos da boca, podendo aparecer devido a pequenos traumas, como: morder a bochecha; decorrente da ingestão frequente de alimentos ácidos, de problemas gástricos, de estresse, problemas imunológicos e hormonais.

5. Herpes labial: é uma infecção causada pelo vírus HSV-1, com ciclos de 7 a 10 dias. Se manifestam como lesões bolhosas nos lábios, gengiva e mucosa bucal com sintomas de ardor e queimação na região afetada.

6. Doença mão-pé-boca: é causada pelo vírus Coxsackie. Apresenta manchas vermelhas com vesículas brancas-acinzentas no centro na região da boca, amígdalas e faringe, causando dor de garganta, febre, bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, podendo ocorrer nas nádegas e região genital. Mais comum na infância antes dos 5 anos de idade.

7. Candidíase: crescimento excessivo do fungo Candida albicans, naturalmente presente no organismo humano, que podem se acentuar com o uso frequente de sprays a base de esteroides para asma, antibióticos, imunossupressores, quimioterápicos, etc. causando placas brancas na língua, interior das bochechas, palato e no fundo da boca.

Vá ao dentista periodicamente e tenha uma rotina de cuidados, escovando os dentes, no mínimo, duas vezes por dia com um creme dental fluoretado e uso de fio dental para prevenir a cárie, gengivite e doença periodontal.

PROMOSAÚDE
RT Dra. Cláudia Tavares
CRO RJ 18.479
EPAO 4662

Agendamentos:
(21) 2259-5148 / 97990-2727